Doença Celíaca - Base de biscoito sem glúten

Os conceitos nutricionais estão expandindo-se e, atualmente, enfatizam o uso dos alimentos como meios de auxiliar na qualidade de vida, melhorando a saúde, reduzindo o risco de doenças e promovendo o bem-estar. Assim, a expectativa e a qualidade de vida dos animais de companhia (relacionada à menor susceptibilidade a doenças e a habilidade em manter uma vida ativa) podem ser aumentadas através da nutrição (F.M. Saad e J. França).

As novas opções de alimentos comerciais grain free surgiram para atender a demanda de proprietários cada vez mais exigentes com relação à alimentação e nutrição de seus animais de companhia.

A doença celíaca, também conhecida como enteropatia sensível ao glúten ou intolerância ao glúten, é uma desordem crônica autoimune do intestino delgado causada por reação ao glúten presente em trigo, centeio e cevada. Após a exposição a esta proteína, o sistema imunológico reage de forma cruzada com o tecido intestinal causando uma reação inflamatória que culmina com a má absorção de nutrientes como ferro, cálcio, vitaminas, entre outros (Dunn, 1999).

A enteropatia sensível ao glúten é comumente observada em cães da raça Irish Setter, porém esta sensibilidade pode afetar um número maior de raças, acometendo 15% dos cães e 5% dos gatos. Em geral, os sintomas incluem vômito, diarreia, fraqueza, anemia, perda de peso e sinais dermatológicos tais como prurido, pápulas, alopecia, infecções bacterianas secundárias (Dunn, 1999).

Os cães afetados devem ser colocados em uma dieta grain free, ou seja, livre de cereais, e devem ser mantidos nessa dieta uma vez que os sintomas desapareceram. Toda atenção com a alimentação deve ser dada, já que alimentos comerciais para animais de estimação contêm alguma forma de glúten, e mesmo pequenas quantidades podem impedir a recuperação. Em alguns casos, o tratamento dietético deve continuar por meses ou anos, o prognóstico geralmente é bom desde que a condição não seja avançada. Com o tempo, os animais afetados podem perder alergia ao glúten e recuperar a tolerância por este alimento.

 

A Upvet tem como objetivo promover a saúde dos animais, de forma individualizada e exclusiva, sendo assim, padronizou a base de preparação dos biscoitos medicamentosos como Glúten Free, ou seja, agora todos os biscoitos medicamentosos podem ser oferecidos também aos animais que tem sensibilidade ou restrição ao glúten.

 

BIBLIOGRAFIA

DUNN, J.K. Textbook of Small Animal Medicine. Philadelphia, PA: W.B. Saunders, 1999; 1065p.

SAAD. Flávia M. O. B.; FRANÇA, Janine. Novas alternativas alimentares para cães e gatos:- alimentos livres de grãos (grain free).

SIMPSON J.W; ELSE, R. W. Digestive Disease in the Dog and Cat Library of Veterinary Practice. Wiley, 1991

STROMBECK, D. R. Home-Prepared Dog and Cat Diets: The Healthful Alternative. Wiley, 1999

RECEBA AS NOSSAS NOVIDADES

PORTAL DE PRIVACIDADE E LGPD

Esse site utiliza cookies para possibilitar a individualização de sua navegação, com filtro de suas preferências para aprimorar anúncios direcionados a você, inclusive com nossos parceiros das redes sociais. Ao aceitar cookies você concorda com nossa Política de Privacidade.

Upvet Store Loja Online