Salmonelose em aves

Nem todos os problemas de saúde que atingem os pets são facilmente identificadas pelos tutores e algumas delas podem evoluir de forma silenciosa, sem qualquer sintoma. No caso das aves é preciso levá-las de forma constante no veterinário, em especial se apresentarem qualquer sinal diferente no comportamento e na saúde, para evitar as doenças de pássaros.

 

Salmonelose

Salmonella é um gênero de bactérias, e nas aves ela faz parte da microbiota normal presente no intestino, microbiota essa necessária para que a ave consiga ter uma digestão correta dos alimentos, portanto, é normal que a Salmonella esteja presente nas fezes das aves.

Mas se a Salmonella é um microrganismo normal da biota intestinal da minha ave, como ela vai apresenta salmonelose? A resposta é que além da Salmonella existe uma grande gama de outras bactérias que são encontradas normalmente nos intestinos das aves, e para que a ave se apresente saudável todos os microrganismos tem que estar em equilíbrio. Portanto a ave só irá apresentar salmonelose quando a população de Salmonella aumentar além do máximo suportável pelo organismo, causando uma quebra nesse equilíbrio da microbiota intestinal.

 

Sintomas 

Os sinais da doença não são específicos, como na maioria das doenças que acometem as aves, podemos citar diarreia, apatia, falta de apetite, penas eriçadas, ave dormindo durante o dia, problemas reprodutivos e emagrecimento progressivo, podendo até mesmo levar o animal ao óbito. A sua ave pode apresentar somente alguns desses sintomas, isso indica que a doença pode estar no começo, e vai depender diretamente do tamanho da população de Salmonella presente na ave.

Para fazer o diagnóstico, devem ser feitos exames nas fezes da ave, porém é muito importante o acompanhamento de um médico veterinário, já que muitas vezes o proprietário não interpreta os resultados de maneira certa, e em alguns casos acabam por medicar a ave quando não é necessário, ou utilizam medicamentos inadequados, que podem até mesmo piorar a situação do animal. Além dos exames para a avaliação da presença e da quantidade da bactéria nas fezes, também é muito importante a realização de um antibiograma, que é nada mais nada menos do que o exame que vai nos indicar qual antibiótico deve ser utilizado no tratamento.

 

Fonte: http://www.niaas.com.br/news/salmonelose-em-aves-o-grande-vil%C3%A3o-/

RECEBA AS NOSSAS NOVIDADES

PORTAL DE PRIVACIDADE E LGPD

Esse site utiliza cookies para possibilitar a individualização de sua navegação, com filtro de suas preferências para aprimorar anúncios direcionados a você, inclusive com nossos parceiros das redes sociais. Ao aceitar cookies você concorda com nossa Política de Privacidade.

Upvet Store Loja Online