Intolerância a glúten

A doença celíaca, ou intolerância ao glúten, afeta um em cada 600 brasileiros, mas você sabia que seu cachorro ou gato também pode ter a doença? Estima-se que aproximadamente 15% dos cães e 5% dos gatos sofrem desta dessa doença.

 

Mas, afinal, o que é intolerância a glúten?

 

O glúten é uma proteína que está presente em diversos alimentos, como o trigo, a cevada e entre outros. Sabemos que há organismos que não são capazes de tolerar e digerir essa proteína.

 

A doença celíaca é uma desordem crônica auto-imune do intestino, que reage ao glúten presente em grãos causando uma inflamação e má absorção dos nutrientes como ferro, cálcio e vitaminas. Em geral, os sintomas incluem vômito, diarreia, fraqueza, anemia, perda de peso e sinais dermatológicos tais como prurido, pápulas, alopecia, infecções bacterianas secundárias.

 

Os animais celíacos devem ser colocados em uma dieta glúten free, ou seja, livre de glúten, e devem permanecer nessa dieta até que os sintomas desapareçam. Toda atenção com a alimentação deve ser dada, já que alimentos comerciais para animais de estimação contêm alguma forma de glúten, e mesmo pequenas quantidades podem atrapalhar a recuperação.

 

Em alguns casos, o tratamento pode durar meses ou anos, e a melhora geralmente acontece, desde que a condição não seja avançada. Com o tempo, os animais afetados podem perder alergia ao glúten e recuperar a tolerância por este alimento.

 

Seu animal tem algum desses sintomas? Procure imediatamente o médico veterinário, ele é quem vai diagnosticar e indicar o melhor tratamento para o seu amiguinho.

 

Bibliografia

SAAD. Flávia M. O. B.; FRANÇA, Janine. Novas alternativas alimentares para cães e gatos:- alimentos livres de grãos (grain free).

RECEBA AS NOSSAS NOVIDADES

PORTAL DE PRIVACIDADE E LGPD

Esse site utiliza cookies para possibilitar a individualização de sua navegação, com filtro de suas preferências para aprimorar anúncios direcionados a você, inclusive com nossos parceiros das redes sociais. Ao aceitar cookies você concorda com nossa Política de Privacidade.

Upvet Store Loja Online